fbpx

Documentário mostra como é a rotina de mulheres que escolheram ser Bateristas

BateristAs: vozes do ritmo é um documentário sobre mulheres bateristas que relatam suas experiências cotidianas, chamando atenção ao estranhamento que percebem nos ambientes musicais em que atuam.

A História nos conta que a figura feminina sempre esteve presente no mundo da música, sobretudo utilizando-se de percussão, desde as eras mais remotas. Entretanto, a participação das mulheres nesta antiga trajetória sofreu várias alterações devido a inúmeros fatores sócio-culturais.

Para a produção, foram entrevistadas bateristas de diferentes gerações e estilos musicais, tais como rock, punk, tradicionalista gaúcho, gospel, funk e vários outros, atuantes no Rio Grande do Sul (mas que refletem a situação de outras bateristas em todo o país) que relatam suas interações com a sociedade em que vivem.

O documentário é uma iniciativa independente e experimental, produzido e dirigido ao estilo “faça você mesmo” pela jornalista e baterista Bya de Paula e também conta com depoimentos de professores pesquisadores nas áreas de musicologia, comunicação social e estudos de gênero.

 

O filme está disponível por completo no Youtube e você pode assistir aqui embaixo.

 

Veja também >> Drummercast #03 – Bateria é instrumento de mulher sim!

 

Quantas estrelas este artigo merece?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (5 votes cast)
Documentário mostra como é a rotina de mulheres que escolheram ser Bateristas, 10.0 out of 10 based on 5 ratings

Um comentário
  1. 21 de fevereiro de 2019

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *