fbpx

Baterista não é musico! Seria cômico se não fosse trágico

Seria cômico, se não fosse trágico, infelizmente trabalhando a algum tempo lecionando música, percebo que a pessoa que idealizou essa frase tenha um pouco de razão!

A musica é uma linguagem universal, que tem uma escrita, algumas regras e termos que precisamos seguir. Costumo comparar o aprendizado da música com um de uma criança que está no primário e ainda não sabe ler.

Ela sabe falar, mas não tem exatamente o domínio e o conhecimento necessário para entender o que ela mesma esta falando e assim, sempre irá precisar de um adulto para dizer o significado daquela palavra. A experiência da vida pode até lhe ensinar muito, mas não deixará de ser um analfabeto numa sociedade onde a maior parte da comunicação é feita de forma escrita.

Dessa mesma forma vejo a realidade dos “bateristas” atuais. Hoje está tão fácil ter acesso à informação e ver como os grandes músicos fazem seus solos, por exemplo. Por isso, a informação que realmente deveríamos dar atenção acaba ficando para trás, e assim, deixamos uma cultura de lado.

A leitura de um texto inteligente, nos trás ganhos em nosso intelecto, aumenta nossas ideias, faz bem para o raciocínio e da mesma forma a leitura musical, aumenta o nível do musico de uma forma que ele sempre terá uma matéria nova para aprender.

Tocar um instrumento sem ter uma base teórica é possível sim! (Dennis Chambers que o diga rs), mas reflita: para uma pessoa com ensino médio concluído, e às vezes até com formação de nível superior já está difícil encontrar um bom emprego, imagine a dificuldade que passa uma pessoa analfabeta.

Da mesma forma enxergo o cenário da música, “analfabetos musicais” ainda têm mais dificuldade para participar de trabalhos profissionais, do que uma pessoa que conhece a teoria.

 
Baterista não é musico! Seria cômico se não fosse trágico

 
Se você está iniciando, já trabalha ou toca por hobby há algum tempo, procure uma escola e/ou algum meio para aprender a teoria musical, isso só irá acrescentar conhecimento e desenvolver melhor a sua arte. Se você for um Baterista assim como eu, não faça jus a esta frase que virou uma piada e que particularmente não vejo nenhuma graça, seja um “músico alfabetizado”, entenda o que você está fazendo.

Seja um músico que leva a sério a Música e seu legado!
Abraços e muitas Baquetadas!

Texto enviado por Abner Oliveira.

Abner Oliveira Iniciou-se na música aos 10 anos de idade, e hoje com 16 anos de experiência é instrutor de bateria na escola “Cultura Musical, situada em Cotia-SP, também atua como freelancer na noite de São Paulo, e é autor do curso Leitura Online.

Facebook: facebook.com/Abneroliveirabatera
Instagram: instagram.com/abneroliveirabatera
Youtube: youtube.com/channel/UCNNrlXQGHVWMvcEpU4rao2Q

 

1000 play alongs de bateria

 

Quantas estrelas este artigo merece?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 6.5/10 (4 votes cast)
Baterista não é musico! Seria cômico se não fosse trágico, 6.5 out of 10 based on 4 ratings

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *