Rudimentos de bateria – Single stroke – exercícios e aplicações

Estou iniciando aqui uma série onde publicarei um grupo de rudimentos por artigo explicando como executá-los e apresentando partituras não só dos próprios rudimentos, mas também de algumas aplicações no groove e em viradas que você poderá usar no dia a dia e vão tornar o aprendizado mais interessante.

Se você ainda não sabe o que são os rudimentos de bateria, sugiro que leia a descrição abaixo, caso já conheça, pode pular para os exercícios.

Rudimentos? Hã?

Rudimentos são aqueles movimentos básicos necessários para tocar bateria, geralmente são as primeiras noções que aprendemos ao começar nossos estudos. São frases básicas, e principalmente fundamentais que todo baterista deveria saber.

No total são listados 40 rudimentos, divididos em quatro grupos, são eles:

1. Roll Rudiments
2. Diddle Rudiments
3. Flam Rudiments
4. Drag Rudiments

Alguns exemplos de Roll Rudiments são o single stroke roll, triple stroke roll e o seven stroke roll.

Diddle Rudiments (ou paradiddles) são rudimentos baseados na combinação entre toques simples e duplos. Alguns exemplos bastante conhecidos são o single paradiddle e o double paradiddle.

Flam Rudiments são como 2 toques bem breves e quase juntos.

Drag Rudiments são baseados em rufos e alguns exemplos são o single drag tap, double drag tap.

Não dizemos que é uma obrigação dominar todos os rudimentos, porém com certeza sabemos que quanto mais deles você dominar, um melhor baterista você vai se tornar, pois eles nos ajudam a desenvolver e melhorar a coordenação, sensibilidade e aprimorar as técnicas dos membros, além de oferecerem  infinitas possibilidades de frases e idéias musicais para aplicar nas suas levadas e solos.

Para começar, vamos estudar os Single Stroke Rudiments, uma subdivisão dos Roll Rudiments.

Os exercícios abaixo seguem a seguinte notação:

Rudimentos de bateria - Single stroke rudiments - exercícios e aplicações

Single Stroke Roll

O single stroke roll é o mais básico dos rudimentos e sem dúvidas o primeiro que todos que iniciam seus estudos de bateria devem aprender, pois a maioria dos exercícios e ritmos que iremos tocar estão baseados nele e outras vezes em variações entre o single stroke roll e outros rudimentos.

O single stroke roll consiste em tocar golpes alternados entre a mão direita e a mão esquerda (ou vice-versa) mantendo sempre um intervalo entre as notas e inicialmente a acentuação, ou a força aplicada a cada golpe também similares.

Veja abaixo um exemplo mostrando o single stroke roll sendo tocado na caixa e iniciado com a mão direita.

Single Stroke Roll - Clube do Baterista

Certifique-se de estudar e praticar este exercício repetidas vezes e revezando o início entre a mão direita e a esquerda, utilize o mesmo princípio para os pés.

Veja abaixo a tabela com as sugestões de velocidades para cada nível de estudo.

Iniciante Entre 60 e 80 BPM
Intermediário Entre 120 e 160 BPM
Avançado Acima de 200 BPM

Abaixo vemos uma aplicação simples do single stroke roll em uma levada em que incluímos o bumbo na cabeça do primeiro e do terceiro tempos e caixa na cabeça do segundo e quarto tempos.

Single Stroke Roll - Clube do Baterista

O próximo exercício é uma virada utilizando o single stroke roll distribuído pelas peças da bateria.

leitura-de-partituras

Single Stroke Four

O single stroke four é o segundo membro do grupo dos single stroke rudiments, sendo uma variação clara do single stroke roll.

Vamos executar de forma simples como fizemos no rudimento anterior, iniciando com a mão direita e depois com a esquerda.

Single Stroke Four - Clube do Baterista

Nos dois exercícios abaixo vamos treinar o single stroke four em viradas distribuídas na bateria.

Single Stroke Four - Clube do Baterista

Single Stroke Seven

Como o próprio nome sugere, este rudimento é formado de sete toques simples.

Abaixo vemos a notação na partitura. Repare que temos uma pausa no final, logo o metrônomo tocará sozinho neste momento.

Single Stroke Seven - Clube do Baterista

Aqui vamos aplicar o single stroke seven em uma virada nos tons com a última nota na caixa, adicionando o surdo ao final.

Single Stroke Seven - Clube do Baterista

Agora com uma distribuição diferente na bateria: começando pelo surdo, passando pelos tons e com a última nota na caixa.

Single Stroke Seven - Clube do Baterista

Pratique estes exercícios até se sentir confortável em diferentes velocidades. Não se esqueça que antes de adquirir velocidade é importante adquirir precisão e resistência.

Em breve estarei postando novos exercícios, seguindo a ordem dos rudimentos e espero que este material seja útil a todos.

Gostou do post? Então deixe seu comentário e compartilhe com os seus amigos.

Até a próxima.

Rating: 9.5/10 (75 votes cast)
Rudimentos de bateria - Single stroke - exercícios e aplicações, 9.5 out of 10 based on 75 ratings

1. 12 de junho de 2019