4 dicas rápidas para você se tornar um músico melhor

Presentes Exclusivos para Bateristas

Muitas vezes perdemos oportunidades preciosas na vida porque não estávamos preparados no momento certo.

Em outras situações, perdemos o que já tínhamos porque não soubemos aproveitar o que nos foi dado.

A música, apesar de estar dentro do segmento de entretenimento, não é feita por pessoas irresponsáveis ou despreparadas. Muito pelo contrário, para que o público possa se divertir e o trabalho de uma banda ou artista ser reconhecido, é necessário que haja muito, mas muito trabalho árduo, estudo, horas, dias e meses de dedicação.

Estas aqui, são apenas algumas dicas rápidas para você se lembrar no dia a dia e assim, nos pequenos detalhes da vida, se tornar um músico melhor e aí sim, um Baterista melhor e mais preparado, apesar de nem todos os pontos que falaremos estarem ligadas diretamente ao instrumento.

 

Responda rápido

Por mais que pareça óbvio. o fato de responder rápido a mensagens, emails, ligações e afins já me renderam algumas gigs e alguns muitos elogios. Ninguém, desde produtores a colegas de banda, gosta de esperar, principalmente se for por aquela informação fundamental para que o show, tour ou ensaio ocorra bem.

 

Você é muito mais do que um Baterista

Você é um solucionador de problemas. A equação é simples: quanto menos problemas você trás, mais vão gostar de você. Quanto mais soluções você apresentar, mais ainda vão gostar de você. Ninguém liga para a velocidade ou a infinidade dos seus chops a não ser você mesmo e outros bateristas.

E se você acha que o seu papel é só tocar, você está muito enganado, especialmente nos dias de hoje. O músico que não se envolve com todas as etapas do processo e pensa que o mundo se restringe a seu kit está gradativamente sendo extinto do mercado.

 

Seja uma pessoa boa

Seja alguém otimista, agradável e interessado, Isso mesmo, mais interessado do que interessante. Você não é o centro das atenções. Se importe com o que acontece a sua volta, com seus colegas de banda e é claro, com seu público.

Afinal de contas, ninguém quer estar numa banda, fazer turnês, negociações e todas as outras implicações que a profissão exige, com alguém que não tem um bom caráter, é chato ou negativo. Simplesmente não dá para conviver meses na estrada com alguém que você não admira.

 

Faça a sua parte (e faça bem feita)

Faça o seu dever de casa. Esteja pronto e se dedique. Se tiver que fazer partituras, faça. Se tiver que tomar nota de detalhes, tome. Se a gig tem timbres eletrônicos, de um jeito, se a banda toca ritmos que são fora de sua zona de conforto, estude. Lembre-se do que falamos, sua missão é resolver problemas. Você é o especialista, esta responsabilidade é sua. Esteja preparado para os desafios que a vida de músico irá te apresentar.

Enfim. Viver da música é um dos maiores privilégios que a vida pode dar. É animador, recompensador, e faz com que você veja a vida com outros olhos, porém, não se engane. Viver da música não é baderna, não é fácil e não é pra qualquer um 😉

Se prepare, se dedique e você terá sucesso.

 

Texto enviado por Gustavo Campos e adaptado por Felipe Barbosa.

 

E aí, o que você acha que o é necessário ter para se tornar um Baterista melhor? Escreva aqui nos comentários e se este artigo foi bom para você, por favor compartilhe com seus amigos.

 

Aprenda a ler partituras de Bateria

 

Quantas estrelas este artigo merece?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
4 dicas rápidas para você se tornar um músico melhor, 10.0 out of 10 based on 1 rating
Um comentário
  1. 7 de agosto de 2017

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *