Clube do Baterista

Exercícios de independência com paradiddles

Para muitos educadores os Paradiddles são os rudimentos mais importantes a serem estudados pelos bateristas.

O motivo? Simples. Ao treinar os Paradiddles você está executando os Single e os Double Strokes juntamente e se você conseguir dominá-los corretamente, vai passar a ter o controle dos dois rudimentos mais utilizados para tocar bateria.

Nos exercícios abaixo trabalharemos os Single Strokes e os Paradiddles com objetivo de obter uma melhor coordenação motora e independência entre os membros, visando principalmente maior precisão nos golpes dos pés.

Como Estudar

Para praticar estes exercícios, comece executando apenas os Single Strokes com as mãos e depois os Paradiddles com os pés separadamente.

Pratique os paradiddles individualmente e após tê-los dominado adicione as acentuações. Não tenha pressa, tenha calma e seja paciente. Concentre-se em dominar os exercícios de maneira limpa e clara.

Após ter praticado bastante os movimentos apenas com os pés e tudo estiver fluindo bem, adicione os Single Strokes com as mãos. Não se esqueça de estudar acompanhado de um metrônomo, algumas acentuações estarão fora das cabeças dos tempos e você precisará manter o andamento corretamente.

Para treinos iniciantes programe seu metrônomo em velocidades de 60 a 80 BPM. Para níveis intermediários entre 100 e 120 BPM e daí para cima. Vá aumentando o beat de 10 em 10 ou até mesmo de 5 em 5 para dominar bem os exercícios.

Se você não tem um metrônomo, não se preocupe, nós podemos te ajudar. Confira este artigo e veja como resolver este problema.

Com estas questões em mente, vamos iniciar os treinos.

Dica extra

Para avaliar seu próprio desempenho grave pequenos vídeos das execuções dos exercícios. Assistindo e ouvindo a si mesmo, você consegue ver onde está tendo mais dificuldades e encontrar coisas que achava que estavam boas e no fim não estavam. Estudar desta maneira te permitirá avaliar a sua própria evolução 😉

Clique aqui para baixar as partituras dos exercícios

E aí, curtiu os exercícios? Se este material foi útil para você, por favor compartilhe com seus amigos e nos ajude a fazer este Clube crescer ainda mais.

Por favor aguarde um instante
Rating: 9.5/10 (4 votes cast)