Aplicando o método Syncopation em levadas de baião

Presentes Exclusivos para Bateristas

Neste exercício iremos trabalhar com algumas adaptações de estudos que aplico ao baião retiradas do livro Syncopation for the Modern Drummer do autor americano Ted Reed.

O Progressive Steps To Syncopation For The Modern Drummer, ou mais conhecido como Syncopation é um método mundialmente conhecido e utilizado por milhares de professores e instituições de ensino que aborda o desenvolvimento da leitura, coordenação, independência e musicalidade utilizando várias figuras com as mãos, com uma base, em semínima com o Bumbo.

As possibilidades de estudo e variações, são inúmeras. Hoje veremos uma sugestão de aplicação no Baião, usando o estudo das tercinas com as mãos.

 

Como estudar

Para praticar estes exercícios iremos fazer algumas adaptações. São elas:

Mão direita conduzindo em semicolcheia no Ride ou segundo Chimbal;
Mão esquerda tocando o estudo das tercinas na caixa;
Pés tocando a base do Baião

Este treino é bastante simples, mas é bom termos alguns princípios básicos em mente. Treine devagar, ter pressa não te fará aprender mais rápido. Mantenha sempre a limpeza nas notas e evite tocar embolado, quanto mais devagar melhor nesse caso.

Estude sempre acompanhado de um metrônomo. É importante que você se habitue com ele, mesmo que no início tenha dificuldades (se você não tem um, confira estas dicas).

Para iniciar estes estudos programe o seu metrônomo para andamentos entre 60 e 80 BPM e vá aumentando de 5 em 5 ou de 10 em 10 conforme for se sentindo confortável.

 

Aplicando o método Syncopation em levadas de baião

 

Clique aqui para baixar o PDF com as partituras

 

Dica extra

Para avaliar seu próprio desempenho grave pequenos vídeos das execuções dos exercícios. Assistindo e ouvindo a si mesmo, você consegue ver onde está tendo mais dificuldades e encontrar coisas que achava que estavam boas e no fim não estavam. Estudar desta maneira te permitirá avaliar a sua própria evolução 😉

 

Se tiver alguma dúvida ou comentário, por favor deixe na área abaixo e compartilhe estes exercícios com seus amigos.

 

Aprenda a ler partituras de Bateria

 

Quantas estrelas este artigo merece?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
Aplicando o método Syncopation em levadas de baião, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *