Aplicações do método Pozzoli no groove

Mês do Baterista 2017

Neste exercício trabalharemos aplicações da segunda série do método Pozzoli em alguns grooves. Estudando estes exercícios você poderá desenvolver uma melhor coordenação e independência dos membros.

O método Pozzoli trabalha principalmente o desenvolvimento, a compreensão e a aplicação das figuras rítmicas de forma gradativa e musical.

Inicialmente você pode estudar apenas as séries conforme apresentados, pois, no decorrer dos estudos, conforme o nível de dificuldade dos exercícios aumenta você terá a oportunidade de aperfeiçoar a sua capacidade de leitura.

Depois de se habituar com a leitura e os solfejos das figuras, você pode utilizar o método como uma ferramenta de expansão da sua linguagem musical e aplicá-lo em exercícios de independência.

 

Como estudar

No exercícios a seguir, a mão direita tocará o Ride, sendo, cúpula no tempo e corpo no contratempo. A mão esquerda irá executar as leituras do estudo, acentuando no segundo tempo de cada compasso e mantendo as demais dinamicamente mais baixas. Já os pés farão um padrão muito comum, meio baião, meio funk, dependendo do contexto.

Para começar a estudar, coloque seu metrônomo em andamentos lentos. Entre 60 a 80 BPM é um bom começo (se você não tem um, confira estas dicas). Vá aumentando de 5 em 5 ou até mesmo de 10 em 10 conforme se sentir confortável com o andamento que estiver executando.

 

15941939_229746320811201_102154475_n

 

Clique aqui para baixar a partitura destes exercícios.

 

Dica extra

Para avaliar seu próprio desempenho grave pequenos vídeos das execuções dos exercícios. Assistindo e ouvindo a si mesmo, você consegue ver onde está tendo mais dificuldades e encontrar coisas que achava que estavam boas e no fim não estavam. Estudar desta maneira te permitirá avaliar a sua própria evolução 😉

 

Se tiver alguma dúvida ou comentário, por favor deixe na área abaixo e compartilhe estes exercícios com seus amigos.

 

Aprenda a ler partituras de Bateria

Quantas estrelas este artigo merece?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (2 votes cast)
Aplicações do método Pozzoli no groove, 10.0 out of 10 based on 2 ratings

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Natal do Baterista. 6x sem juros