Exercícios de independência com paradiddles

Mês do Baterista 2017

Para muitos educadores os Paradiddles são os rudimentos mais importantes a serem estudados pelos bateristas.

O motivo? Simples. Ao treinar os Paradiddles você está executando os Single e os Double Strokes juntamente e se você conseguir dominá-los corretamente, vai passar a ter o controle dos dois rudimentos mais utilizados para tocar bateria.

Nos exercícios abaixo trabalharemos os Single Strokes e os Paradiddles com objetivo de obter uma melhor coordenação motora e independência entre os membros, visando principalmente maior precisão nos golpes dos pés.

 

Como Estudar

Para praticar estes exercícios, comece executando apenas os Single Strokes com as mãos e depois os Paradiddles com os pés separadamente.

Pratique os paradiddles individualmente e após tê-los dominado adicione as acentuações. Não tenha pressa, tenha calma e seja paciente. Concentre-se em dominar os exercícios de maneira limpa e clara.

Após ter praticado bastante os movimentos apenas com os pés e tudo estiver fluindo bem, adicione os Single Strokes com as mãos. Não se esqueça de estudar acompanhado de um metrônomo, algumas acentuações estarão fora das cabeças dos tempos e você precisará manter o andamento corretamente.

Para treinos iniciantes programe seu metrônomo em velocidades de 60 a 80 BPM. Para níveis intermediários entre 100 e 120 BPM e daí para cima. Vá aumentando o beat de 10 em 10 ou até mesmo de 5 em 5 para dominar bem os exercícios.

Se você não tem um metrônomo, não se preocupe, nós podemos te ajudar. Confira este artigo e veja como resolver este problema.

Com estas questões em mente, vamos iniciar os treinos.

 

Exercícios de independência com paradiddles

 

Exercícios de independência com paradiddles

 

Exercícios de independência com paradiddles

 

Exercícios de independência com paradiddles

 

Exercícios de independência com paradiddles

 

Dica extra

Para avaliar seu próprio desempenho grave pequenos vídeos das execuções dos exercícios. Assistindo e ouvindo a si mesmo, você consegue ver onde está tendo mais dificuldades e encontrar coisas que achava que estavam boas e no fim não estavam. Estudar desta maneira te permitirá avaliar a sua própria evolução 😉

 

Clique aqui para baixar as partituras dos exercícios

 

E aí, curtiu os exercícios? Se este material foi útil para você, por favor compartilhe com seus amigos e nos ajude a fazer este Clube crescer ainda mais.

 

Aprenda a ler partituras de Bateria

 

Quantas estrelas este artigo merece?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.7/10 (3 votes cast)
Exercícios de independência com paradiddles, 9.7 out of 10 based on 3 ratings

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *