Rudimentos de bateria. Double Stroke – exercícios e aplicações

Presentes Exclusivos para Bateristas

Neste artigo apresentaremos os Double Stroke, ou toques duplos (também chamado por muitos de Papa Mama), seus princípios e aplicações.

Se você ainda não sabe o que são os rudimentos de bateria, sugiro que leia a descrição abaixo, caso já conheça, pode pular para a explicação dos exercícios.

 

Rudimentos? Hã?

Rudimentos de bateria são aqueles movimentos básicos necessários para montar os grooves e as viradas, geralmente são as primeiras noções que aprendemos ao começar nossos estudos.

São frases básicas, e principalmente fundamentais (no real sentido da palavra) que todo baterista deve saber.

 

História

A origem de rudimentos percussivos é atribuída aos mercenários suíços por volta dos anos 1640 que se armavam com lanças e precisavam de uma maneira para se orientar durante as batalhas.

O som dos tambores era usado para direcionar os exércitos como uma forma de comunicação. Assim surgiram os 14 rudimentos suiços.

Já nos Estados Unidos, no final da Guerra de Secessão travada entre 1861 e 1865, seguindo o mesmo princípio, o exército americano desenvolveu outros 26 rudimentos também utilizados para a comunicação entre as tropas.

 

Os rudimentos segundo a PAS

Os 40 rudimentos de bateria reconhecidos pela PAS (Percussive Arts Society) ou em português Sociedade de Artes Percussivas são divididos em quatro grupos, da seguinte maneira:

1. Roll Rudiments
2. Diddle Rudiments
3. Flam Rudiments
4. Drag Rudiments

Alguns exemplos de Roll Rudiments são o single stroke roll, triple stroke roll e o seven stroke roll.

Diddle Rudiments (ou paradiddles) são rudimentos baseados na combinação entre toques simples e duplos. Alguns exemplos bastante conhecidos são o single paradiddle e o double paradiddle.

Flam Rudiments são como 2 toques bem breves e quase juntos.

Drag Rudiments são baseados em rufos e alguns exemplos são o single drag tap, double drag tap.

 

Neste artigo vamos aprender um pouco mais sobre os Double Strokes.

O Double Stroke é um dos rudimentos mais importantes e essenciais que devemos dominar para nos tornarmos melhores Bateristas. Além disso, ele é base para dezenas de outros rudimentos que iremos praticar.

Vamos estudar alguns exercícios para desenvolver o toque duplo e aplicá-lo em alguns grooves e viradas distribuindo os toques pelo kit.

 

Se você não conferiu o artigo sobre os Single Strokes, clique aqui, considere o primeiro texto e então você estará mais apto a aproveitar melhor este material. É importante você estudar seguindo uma sequencia lógica para ter um melhor aproveitamento do tempo e assim aumentar as chances de sucesso.

Sempre pratique estes exercícios acompanhado de um metrônomo. Para treinos iniciantes ajuste as velocidades de 60 a 80 BPM. Para níveis intermediários entre 100 e 120 BPM e daí para cima.

Conforme for se sentindo confortável vá aumentando o beat de 10 em 10 ou até mesmo de 5 em 5 para dominar bem os exercícios. Se você não tem um metrônomo, confira este artigo e veja como resolver este problema.

 

Para tocar o Double Stroke você vai seguir a mesma sequencia lógica do Single Stroke, no entanto irá dobrar os toque com cada mão, como apresentado na partitura abaixo.

Legenda:
R – Mão direita
L – Mão esquerda

 

double-stroke

 

Mantenha sempre o foco na consistência, os toques devem ser executados de uma forma bem definida e espaçada por cada uma das mãos. Não se preocupe com a velocidade ainda, concentre-se em executar as notas da maneira mais limpa possível e em andamentos lentos, dando tempo para que seu cérebro processe todos os movimentos e a sua evolução seja constante.

Aproveite corretamente o rebote dos tambores para executar o segundo toque com apenas um movimento de descida das mãos.

Antes de sair aplicando os exercícios em toda a bateria, certifique-se de que seus treinos no pad ou na caixa tiveram uma evolução boa e consistente.

Após dominar as manulações parta para as aplicações na bateria com um melhor controle de seus movimentos. Para garantir uma boa técnica nas duas mãos, intercale o inicio dos exercícios hora com a mão direita, hora com a mão esquerda.

 

Rudimentos de bateria – Double stroke – exercícios e aplicações

Rudimentos de bateria – Double stroke – exercícios e aplicações

 

Dica extra

Para avaliar seu próprio desempenho grave pequenos vídeos das execuções dos exercícios. Assistindo e ouvindo a si mesmo, você consegue ver onde está tendo mais dificuldades e encontrar coisas que achava que estavam boas e no fim não estavam.

Estudar desta maneira te permitirá avaliar a sua própria evolução e não se esqueça de buscar um professor em sua região para que ele desenvolva uma metodologia e um plano de estudos orientado às suas necessidades ;)

 

E aí, curtiu os exercícios? Se este material foi útil para você, por favor compartilhe com seus amigos e nos ajude a fazer este Clube crescer ainda mais.

 

Aprenda a ler partituras de Bateria

 

Quantas estrelas este artigo merece?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (3 votes cast)
Rudimentos de bateria. Double Stroke - exercícios e aplicações, 10.0 out of 10 based on 3 ratings
4 Comentários
  1. 13 de junho de 2017
  2. 31 de maio de 2017
    • 12 de junho de 2017

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *