Tipos de batedores de bumbo e suas características

Mês do Baterista 2017

Existem diversos tipos de batedores de bumbo disponíveis no mercado, cada um com uma característica sonora específica que os tornam ideais para diversas situações musicais diferentes.

Geralmente os batedores não são itens que os bateristas se preocupem tanto ou conheçam tão profundamente como as suas baquetas ou pratos favoritos. Por vezes, nos acostumamos com “aquele” que veio no pedal.

Este artigo tem como objetivo preparar você para o momento em que tiver de ir em busca de um novo batedor para o seu pedal de bumbo, também chamado por alguns de “pirulito”.

Os batedores, assim como outras peças da bateria sofrem desgaste com o tempo e mais cedo ou mais tarde terão de ser trocados. Além disso, é bom que na hora de comprar seu pedal novo, você saiba como definir as características e a importância deste pequeno, porém, importante componente.

 

Características gerais

Não é correto pensar que apenas seu batedor influencia no som de seu bumbo. Uma série de fatores faz toda a diferença em se tratando apenas do pedal, como por exemplo: ângulo, distância da pele e altura em relação ao pedal.

Algumas características gerais sobre estas peças são que quanto mais leve e macio for o material utilizado no batedor, menos punch, aquele ataque, você terá. E também, quanto mais denso e duro for o material, mais kick e volume você terá no final.

Entre os vários tipos de materiais utilizados na fabricação dos tais “pirulitos” estão principalmente o feltro, a madeira, o plástico, a borracha e a lã. Além disso, alguns batedores possuem duas ou mais faces, permitindo assim que você alterne entre as características sonoras de acordo com a sua necessidade e utilize um material diferente.

Os valores destas peças podem variar de 50,00 a R$ 400,00 indo desde itens mais simples produzidos por marcas nacionais até as séries mais tops de grandes marcas mundiais.

Abaixo vamos tratar sobre cada um deles de maneira mais detalhada.

 

Batedores de feltro

Tipos de batedores de bumbo - feltro

 

Usado por muitos bateristas, batedores de feltro vem fazendo parte de kits de bateria a décadas e quase sempre vem originalmente nos pedais que encontramos no mercado, principalmente em pedais mais direcionados para iniciantes.

Seu ataque é naturalmente mais quente e macio, deixando o som do bumbo mais “aveludado” e encorpado. O Feltro tem uma característica mais versátil e clássica e pode ser encontrado em versões mais densas, ou duras como também em versões mais macias, o que influencia diretamente no som e por não ser tão duro quanto a madeira por exemplo, danificam menos as peles.

Devido a suas características sonoras, este tipo de batedor é usado por bateristas de diversos estilos musicais diferentes.

 

Batedores de plástico

Tipos de batedores de bumbo - plástico

 

Os batedores de plástico são mais rígidos e densos, o que proporciona um ataque mais firme e com mais “kick” no bumbo chegando a ser um pouco mais agudo, gerando notas mais definidas. Por serem materiais mais duros, possuem volume e punch maiores, no entanto, acabam danificando mais as peles. É recomendado o uso de kick pads, aqueles protetores que ajudam a conservar as peles dos bumbos.

 

Batedores de madeira

Tipos de batedores de bumbo - madeira

 

Este tipo de batedor é um dos queridinhos dos bateristas de rock e metal. Eles possuem algumas características semelhantes aos de plástico, como dureza e potencia de kick, no entanto podem se diferenciar bastante no peso, por exemplo. Seu som é um pouco mais estalado e cortante também com ótimo volume.

Tem um ataque mais rígido, seu rebote é bem rápido e seu volume tem maior alcance. Ideal para estilos que requerem maior velocidade, pressão e uma afinação mais alta nos bumbos.

Assim como os batedores de plástico, os de madeira, por serem bastante duros, necessitam dos kick pads, caso você queira proteger um pouco mais suas peles.

 

Batedores de borracha

Tipos de batedores de bumbo - borracha

 

Os batedores de borracha tem um som mais grave e macio e por característica natural do material eles tem mais reboque.

 

Batedores de pele sintética ou lã

Tipos de batedores de bumbo - la sintetica

 

Esse tipo de batedor, bastante vintage, remete às big bands dos anos 60 e 70 e a bumbos de bandas marciais. São muito macios e seu som é muito grave e “aveludado”, quase sem ataque, por isso ajudam a ter um som de bumbo mais controlado.

Sua intenção é simular os batedores fabricados em lã de cordeiro e relembrar os sons jazzísticos de décadas atrás.

 

Formato dos batedores

Como falamos anteriormente, alguns batedores oferecem duas ou mais faces com materiais diferentes. De igual forma, temos faces com formatos diferentes, ou sejam podemos ter um batedor com duas faces de feltro, no entanto, uma reta e a outra redonda, dando assim características sonoras diferentes ao mesmo material.

Em uma face mais achatada, ou reta, temos mais pressão e volume, visto que a área de toque na pele é maior.

Em uma face mais arredondada ou até pontuda, temos mais kick e definição no som, algo mais agudo pois temos menos área de toque.

Tipos de batedores de bumbo dupla-face com design arredondado

Tipos de batedores de bumbo - 01

Tipos de batedores de bumbo

 

Confira mais algumas dicas com Edison Piva.

 

Se este artigo foi útil para você, por favor, compartilhe com seus amigos e nos ajude a levar o Clube do Baterista a cada vez mais longe.

 

Aprenda Pedal Duplo com Bruno Valverde

 

Quantas estrelas este artigo merece?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (4 votes cast)
Tipos de batedores de bumbo e suas características, 10.0 out of 10 based on 4 ratings

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *