Baterista amputado volta a tocar com o auxílio de um prótese robótica

Mês do Baterista 2017

O baterista Jason Barnes teve seu braço amputado após sofrer um acidente. Ele foi eletrocutado por mais de 22.000 volts de eletricidade a partir de um arco linhas de alta tensão enquanto fazia a limpeza de um duto de exaustão no telhado do restaurante onde trabalhava em McDonough no estado da Georgia, nos Estados Unidos, vendo assim, seu sonho de ser um baterista profissional indo por água abaixo.

Segundo os médicos Jason já deveria se considerar um milagre, apenas por ter sobrevivido àquele choque e tentaram dezenas de cirurgias para salvar o seu braço direito até chegarem à conclusão de que a única solução era amputá-lo.

Após a sua liberação do hospital, ele mesmo projetou uma prótese improvisada para que não parasse de tocar, afinal agora ele precisava se adaptar a sua dificuldade e transformá-la em um diferencial, pois não estava disposto a desistir do seu talento, dizendo: “Eu me recuso a deixar que perder um braço me impeça de cumprir meus sonhos… Nada vai me parar “.

Para ajudá-lo o Instituto de Tecnologia da Georgia criou uma prótese robótica com motores que movimentam as duas baquetas. A primeira é controlada tanto fisicamente pelos braços do músico quanto eletronicamente utilizando sensores musculares. A outra “escuta” a música que está sendo tocada e improvisa.

Baterista amputado volta a tocar com o auxílio de um prótese robótica

Assista ao vídeo abaixo e veja como a prótese funciona.

Neste vídeo você pode conferir a sua história completa.

E você, conhece outras histórias como esta? Compartilhe com a gente.

 

Aprenda a ler partituras de Bateria

 

Quantas estrelas este artigo merece?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (15 votes cast)
Baterista amputado volta a tocar com o auxílio de um prótese robótica, 10.0 out of 10 based on 15 ratings
Um comentário
  1. 27 de junho de 2014

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Natal do Baterista. 6x sem juros