5 aplicativos móveis gratuitos e úteis para bateristas

Presentes para Bateristas - Clube do Baterista

Há um tempo atrás, para estudar, comprávamos métodos de bateria, escrevíamos nosso caderno de partituras e às vezes alugávamos aquelas fitas de vídeo, sim, daquelas que tinhamos que rebobinar antes de devolver, e era este tipo de material que a gente tinha a disposição.

Hoje em dia, com toda esta modernidade, internet, smartphones, tablets, tanta tecnologia e a ascendência dos aplicativos móveis, temos acesso a este conteúdo, na palma de nossas mãos. Com e-books, vídeos, Youtube e muitas outras fontes. E a verdade é que nós não precisamos ficar de fora disso, podemos fazer uso destas tecnologias disponíveis para nos agregar conhecimento, melhorar nossas técnicas e facilitar nossos estudos.

Pensando nisso, vou listar aqui, 5 aplicativos que utilizo para estudar e que creio serem úteis para qualquer baterista.

Todos foram testados por mim e sugiro que baixem, testem e se realmente acharem úteis, mantenham na sua biblioteca de material.

Vamos a nossa lista.

 

Drum Guru

O primeiro da lista é o Drum Guru. Este aplicativo é para bateristas de todos os níveis, do iniciante ao profissional, oferece um conteúdo de alta qualidade ensinado por alguns dos bateristas mais conhecidas do mundo.

O Drum Guru oferece aulas de bateria com vídeo de alta qualidade, juntamente com a notação musical dos exercícios apresentados.

Este é o único aplicativo da lista que oferece parte do conteúdo grátis, como um modo de degustação para o usuário em um pacote de exemplo, caso agrade, você pode baixar os outros pacotes em seu catálogo interno. Os valores vão de $ 1.99 a $ 4.99.

As aulas são ministradas por nomes como Steve Gadd, Steve Smith, Mike Portnoy, Chad Smith, David Garibaldi e Mike Manigini.

O aplicativo é todo em inglês e está disponível para Android na Play Store através deste link e Iphone e Ipad no Itunes, neste link.

 

Vic Firth

Disponibilizado por uma das maiores fabricantes de baquetas do mundo, o aplicativo móvel Vic Firth é completamente grátis e seu conteúdo foi preparado para ajudar bateristas de todos os níveis.

Este aplicativo apresenta a lista dos 40 rudimentos de bateria em suas partituras, exemplos com som em 5 velocidades e vídeos da aplicação do exercício, além de uma descrição e um passo a passo de como cada rudimento deve ser praticado. O aplicativo é todo em inglês, no entanto, se você entende as partituras, já é uma grande ajuda para aproveitar o conteúdo que é ótimo.

O aplicativo inclui performances inspiradoras de alguns dos maiores bateristas do mundo, incluindo Steve Gadd, Jojo Mayer, Dave Weckl, Peter Erskine, Thomas Lang, Tony Royster Jr.,  e muitos outros.

Você pode fazer o download da versão para Android na Play Store através deste link ou para Iphone e Ipad no Itunes, neste link.

 

Drum Lessons

Este aplicativo reúne os vídeos do site Free Drum Lessons, citado neste artigo.

Com vídeo aulas para todos os níveis, incluindo rudimentos, ritmos como rock e jazz e muito mais coisas, vale a pena dar uma olhada.

Todos os vídeos e as lições são gravadas por profissionais. Cada lição contém um pequeno vídeo com a descrição detalhada e explicada pelos instrutores. Para visualizar os vídeos é necessário estar conectado à internet, pois todas as aulas são armazenadas online.

O conteúdo fornecido aqui é hospedado pelo YouTube e o aplicativo é uma maneira organizada para exibir esses vídeos sem a necessidade de navegar no site.

O Drum Lessons pode ser baixado em sua versão para Android na Play Store através deste link.

 

Metrônomo Cifra Clube

É claro, não podia deixar de fora desta lista de aplicativos, o nosso fiel companheiro, o metrônomo.

Recomendo o uso do metrônomo do Cifra Clube, que uso em meu smartphone e considero o melhor aplicativo da categoria, ele tem uma interface muito simples, objetiva e funciona muito bem.

Nele você pode alterar os compassos, as subdivisões, e até mesmo o som do click.

Baixe este aplicativo para Android neste link e para Iphone ou Ipad neste link.

 

Real Drum

Para fechar a nossa lista, um aplicativo que é voltado pra galera que gosta de brincar e se divertir com o celular, o Real Drum simula uma bateria, com as peças e o som bem fiéis aos verdadeiros.

Você toca com os dedos batendo em cada peça da bateria, bumbo, caixa, tons, pratos e etc. Pode alterar as peças, acrescentar um cowbel ou um pandeiro, gravar suas batidas e até aprender algumas que já vêm salvas dentro dele.

Para baixar a versão para Android clique aqui e para Iphone e Ipad clique aqui.

 

Bem pessoal, estas são só algumas dicas que creio que podem ser úteis, espero que gostem.

E você, tem mais alguma dica de aplicativo que possa ajudar a galera? Deixe registrado aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com seus amigos.

Até a próxima.

 

Aprenda a ler partituras de Bateria

 

Quantas estrelas este artigo merece?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 9.1/10 (48 votes cast)
5 aplicativos móveis gratuitos e úteis para bateristas, 9.1 out of 10 based on 48 ratings
20 Comentários
  1. 18 de novembro de 2017
    • 19 de novembro de 2017
  2. 16 de Janeiro de 2016
    • 16 de Janeiro de 2016
    • 28 de novembro de 2016
  3. 28 de dezembro de 2015
  4. 12 de agosto de 2015
  5. 5 de setembro de 2014
    • 21 de outubro de 2014
  6. 10 de Maio de 2014
    • 10 de Maio de 2014
  7. 21 de Fevereiro de 2014
    • 22 de Fevereiro de 2014
  8. 20 de Fevereiro de 2014
    • 12 de Março de 2014
  9. 20 de Fevereiro de 2014
    • 30 de Abril de 2014
  10. 19 de Fevereiro de 2014
    • 20 de Fevereiro de 2014

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *