Modelo de plano de estudos para 2018

Presentes para Bateristas - Clube do Baterista

O ano novo sempre traz aquela sensação boa de renovo, novas metas e conquistas não é mesmo?

Algumas pessoas iniciam dietas, outras começam a praticar atividades físicas e assim por diante, cada um com seus novos objetivos para o ano que se inicia.

Na música não é diferente. Quem nunca fez aquelas promessas de estudar mais, entrar na aula do seu instrumento favorito, montar uma banda e etc?

É justamente sobre esse assunto que vamos tratar aqui.

Você vai aprender a montar um plano de estudos funcional e viável para que 2018 seja lembrado por conseguirmos cumprir nossos objetivos.

Quem me acompanha nas redes sociais sabe o valor que dou nos estudos e sua manutenção. Para manter a qualidade e garantir um maior rendimento no decorrer das semanas eu dependo de muitas anotações.

Aqui nós faremos um planejamento para que em 2018 seus estudos tenham o maior rendimento, regularidade e aproveitamento possível.

Mas antes de montar o plano vamos fazer algumas observações importantes.

 

1 – Tenha objetivos claros

Registre tudo o que você deseja aprender, já aprendeu ou tem dificuldades. É importante ter controle dos estudos para que você não corra em círculos, por exemplo, sempre estudando as mesmas coisas e não evoluindo.

Anote tudo que você pretende estudar, realizar e produzir no decorrer do ano. Sim, você pode ser radical, adicione até mesmo os horários e o tempo que irá dedicar a cada um destes itens.

 

2 – Seja rigoroso

Após ter tudo definido, encare seus horários com seriedade. Faça o possível para cumprir todo o Plano de Estudo. Pior que ter de fazer algo em um dia que esteja a contragosto é ver que mais um ano se passou e você continua parado no mesmo lugar, ou ainda pior, o tempo está passando e seu sonho está ficando cada vez mais longe.

Foco e determinação podem resolver muitos de seus problemas.

 

3 – Dias ruins existem para todos

Todos nós temos dias bons e ruins. Dias produtivos e dias que se arrastam. O importante é nunca parar. Perder o ritmo, pode colocar todo o processo em risco.

Caso não esteja rendendo o conteúdo do dia apenas toque, mas não deixe de ter o contato com o instrumento. Aproveite para testar o que estudou nos dias anteriores e arrisque um improviso.

 

Com isso em mente, vamos montar nosso plano de estudos.

 

Mas Deth, eu nunca fiz um plano de estudos na vida. Como é isso?

 

Para facilitar, eu fiz um esqueleto que poderá auxiliar bastante na hora de montar seu plano. Adicionei um mínimo de tempo que considero razoável para que estes estudos tenham resultados bons no decorrer dos meses. Obviamente, você irá adaptar para a sua realidade.

 

Modelo de plano de estudos

Treino Tempo Andamento
Aquecimento 20 minutos (90 – 110 BPM)
Técnica de Mão + Aplicação 45 minutos (90 – 110 BPM)
Técnica de Pé + Aplicação 45 minutos (90 – 110 BPM)
Independência e Coordenação 1 hora (60 – 100 BPM)
Ritmos:
Ouça e pratique ritmos variados, é importante receber influências de fora de sua zona de conforto para que esteja sempre pronto para as situações com que se deparar
Grooves:
Seja retirado de algum método ou retirado de algum tema/música de seu interesse. Prepare-se para escrever e compor seus próprios grooves
Finalização:
Termine os estudos do dia com um solo livre e tocando os grooves e exercícios estudados em aplicações musicais. Lembre-se que todos os estudos devem ser orientados e direcionados à música

 

Existem mais conteúdos? Sim, muito mais. Este é apenas uma sugestão de como você pode organizar seus estudos para que os resultados sejam mais produtivos e você não se sinta correndo em círculos.

Logicamente, você irá adaptar este material ao seu tempo e sua disponibilidade, porém não se esqueça de dividir o tempo com qualidade entre os diferentes exercícios, para que você não fique sempre com aquela sensação de “chover no molhado” e não evoluir.

Quer saber como é o meu plano de estudos? pode me pedir pelas redes sociais que eu enviarei sem o menor problema 🙂

Espero que tenham gostado do conteúdo. Não esqueça de compartilhar e deixar seu comentário.

 

Bons estudos e Grande abraço!

DS

 

Aprenda a ler partituras de Bateria

 

Quantas estrelas este artigo merece?

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
Modelo de plano de estudos para 2018, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *