Como escolher o tipo de baqueta ideal para você

Um dos artigos mais lidos do Clube do Baterista é o que falamos sobre os principais tipos de baquetas. Nele nós aprendemos mais sobre as características e aplicações para cada tipo existente, os tipos de madeira e de pontas.

Mas como este tema é bastante extenso, neste artigo vamos dar continuidade falando sobre a anatomia das baquetas, classificações por pesos e comprimento e as indicações comuns para cada estilo.

Já sabemos que existem baquetas de madeira, plásticos e fibras e escolher qual destes materiais você vai utilizar vai depender do quão confortável você se sentirá com cada um deles e de qual estilo musical estaremos tratando para se obter a melhor performance em relação ao som.

Em se tratando principalmente de baquetas de madeira cada tipo possui som, rebote e timbre diferentes, o que permite uma vasta gama de opções para você escolher (veja mais sobre tipos de madeira clicando aqui).

Anatomia das baquetas

Apesar de cada tipo ter as suas particularidades, algumas características são comuns a todos eles, é o caso da anatomia das baquetas, que são as características do corpo delas.

Como escolher o tipo de baqueta ideal para você

Cabo

Literalmente é a parte em que nós seguramos. Seu comprimento e espessura estão diretamente ligados ao conforto. Se o baterista tem uma mão grande, tende a se sentir mais confortável com baquetas mais grossas e de cabos maiores. Quanto maior a espessura, mais madeira ela possui. O cabo também pode ser usado para tocar, produzindo um som grave e pesado. Algumas marcas oferecem cabos emborrachados, o que ajuda para as baquetas não escorregarem de suas mãos.

Corpo

É a maior parte da baqueta. Ele conecta o cabo ao ombro e comprimento e diâmetro influenciam diretamente na classificação em que ele irá se encaixar.

Ombro

Tem a função principal de determinar o ponto de equilíbrio e a pressão que a baqueta pode exercer sobre os tambores.

Pescoço

O pescoço é a parte em que a baqueta começa a afinar e chegar na ponta. Quanto menos madeira ela tiver nessa área mais rebote ela vai ter. Baquetas com pescoços mais grossos tendem a durar mais.

Cabeça

A cabeça é a ponta da baqueta, tem diferentes formatos e são geralmente de nylon ou de madeira, mas este assunto nós abordamos neste artigo.

Classificações

As baquetas longas tendem a oferecer um alcance e força maiores. Já as baquetas curtas podem ser mais ágeis e mais rápidas para se controlar.

Já o peso tem tudo a ver com o diâmetro e o comprimento das baquetas. As mais grossas tendem a ser mais pesadas e a oferecer uma pegada mais firme além é claro de durar mais (durabilidade também depende da madeira utilizada). As baquetas finas são mais leves favorecendo os toques rápidos ou suaves, ideais para estilos como jazz, bossa e samba.

Existem algumas classificações em relação a peso e diâmetro. Embora não sejam um padrão entre as marcas, estas classificações distinguem os pesos das baquetas.

É importante que você conheça e entenda sobre estas diferenças pois as experiências dos outros apesar de servirem como referências, são pessoais e você deve fazer seus próprios testes para encontrar seu tipo de baqueta perfeito.

Até a década de 1950 as baquetas eram fabricadas pelas próprias empresas que produziam as baterias e/ou instrumentos de percussão, mas com o tempo surgiram no mercado empresas especializadas neste produto, criando vários tipos diferentes e de acordo com a aplicação para cada baqueta. Dentro deste cenário, as que mais se destacaram são as identificadas pelas letras A, B e S.

As classificações são baseadas em letras e números, sendo A (All Purpose), para nós, “uso geral” ou B (Band) para bandas de teatro, “big bands” e orquestras. A letra S (Street) em português “rua”, especificava os modelos feitos para serem usados em bandas marciais e/ou fanfarras. Já os números se referem a peso e diâmetro. Quanto maior o número, menor o peso. Quanto menor o número, maior o peso.

7A

Geralmente o mais leve dos tipos, as baquetas 7A são utilizadas para estilos que exigem menor volume, maior leveza e delicadeza como jazz, bossa e samba. Também muito utilizada por iniciantes e estudantes. Por serem mais leves e finas podem quebrar mais facilmente.

5A

Baquetas 5A são em geral mais resistentes que as 7A. Utilizada comumente para estilos um pouco mais pesados e que pedem mais volume como o rock.

5B

São bem mais pesadas e resistentes. Possuem um maior diâmetro e por consequência mais madeira e são usadas para estilos mais pesados como heavy metal e outras vertentes de rock.

2A e 2B

São bem mais grossas e pesadas do que as que falamos anteriormente. São também mais resistentes e duram mais. São frequentemente usadas pelos bateristas das bandas mais pesadas.

Acesse BATERACLUBE.COM.BR e compre baquetas com um desconto especial utilizando o cupom CLUBEDOBATERISTA.

Conclusão

Este artigo serve basicamente para você entender as diferenças entre as diversas opções de baquetas que temos. Mas o mais importante é que você teste. Nada é regra ou absoluto. Tudo é livre e você vai construir com sua experiência as suas próprias características de som. Espero que este texto tenha agregado conhecimento para você.

O que você achou deste artigo? Tem algo a acrescentar? Por favor, deixe o seu comentário aqui embaixo e compartilhe este material com seus amigos.

Rating: 9.4/10 (91 votes cast)
Como escolher o tipo de baqueta ideal para você, 9.4 out of 10 based on 91 ratings

1. 16 de outubro de 2017
    • 7 de novembro de 2017